Depois de polêmicas com dados oferecidos pelos fabricantes, considerados imprecisos, a União Europeia estabeleceu mudanças nos protocolos de medição de emissões
A maioria dos fabricantes de automóveis reduz as emissões de CO2 a cada ano. Um aspecto vital, por que implica que sua família de modelos polui cada vez menos, ajudando a melhorar a qualidade do ar que respiramos. O objetivo é que até 2020 todos os carros sejam parecidos com os veículos que menos poluem hoje.
"A introdução de modelos mais leves, motores mais eficientes e o aumento das vendas de veículos híbridos e elétricos, são algumas das razões que explicam a melhora nas emissões", comenta Felipe Muñoz, analista automotivo da consultora JATO.
No momento, Peugeot, Citroën e Smart são as marcas que oferecem os carros que menos contaminam. Enquanto as fabricantes de esportivos e de luxo terminam no final da tabela, por serem modelos mais potentes e maiores, contaminam mais. Mas a melhor notícia é que a maioria das marcas mostra uma redução contínua nas emissões.
Valores mais precisos
Emissão e consumo são valores relacionados. O problema é que existem grandes diferenças entre o valor que as fabricantes declaram e o valor que o motorista obtém ao circular, que costuma ser um 40% superior. Para reduzir as discrepâncias, foi estabelecido mudanças que tornarão as provas de homologação do consumo mais exatas: as provas passarão a ser realizadas sob o novo padrão WLTP, deixando para trás o padrão NEDC, utilizado atualmente. O objetivo é facilitar a identificação de veículos que consomem e contaminam menos.
Uma sopa de letras que esconde uma pequena revolução. O NEDC (novo ciclo europeu de condução, em inglês) foi criado em 1992 e ficou obsoleto por sua incapacidade em descrever o consumo real. O novo padrão WLTP (procedimento mundial harmonizado de provas para veículos leves) começará a ser aplicado em setembro de 2017.
As provas continuam sendo feitas em laboratório, mas introduz muitas mudanças para se ajustar melhor ao tipo de condução nas ruas e ganhar mais realismo: o percorrido é mais longo, 23 km em vez de 11, e dura 30 minutos, 10 mais. Ademais, inclui mais mudanças de ritmo e uma velocidade média superior, entre outros detalhes.
O novo ciclo WLTP se completará com as provas RDE (Emissões reais de condução), que darão foco nos modelos diesel e medirão, circulando pela rua, os óxidos de nitrogênio (NOx) que o veículo emite.
Confira as 10 marcas que menos contaminam:
EMISSÕES MÉDIAS DE CO2* (G/KM)
1. Smart: 95,71
2. Peugeot: 101,61
3. Citroën: 103,03
4. Toyota: 103,7
5. DS: 103,86
6. Renault: 104,97
7. Skoda: 111,92
8. Mitsubishi: 112,71
9. Lancia: 113,27
10. Nissan: 114,15
Classificação completa:
11. Seat: 115,08
12. Volkswagen: 115,45
13. Fiat: 116,13
14. Dacia: 116,39
15. Mini: 116,6
16. Alfa Romeo: 116,71
17. Lexus: 117,02
18. Suzuki: 118,61
19. Ford: 119,27
20. Opel: 122,31
21. Volvo: 123,12
22. BMW: 124,74
23. Hyundai: 124,81
24. Audi: 125,61
25. Kia: 125,64
26. Honda: 126,93
27. Mercedes: 127,17
28. Mazda: 127,77
29. Infiniti: 135,13
30. Jaguar: 135,46
31. Abarth: 139,35
32. Jeep: 144,32
33. Ssangyong: 153,32
34. Land Rover: 154,92
35. Subaru: 159,09
36. Porsche: 188,41
37. Maserati: 196,4
38. McLaren: 264,3
39. Ferrari: 270,07
40. Bentley: 283,56
41. Aston Martin: 314,65
42. Lamborghini: 325,78
43. Rolls-Royce: 330,74
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