As marcas de carros que menos contaminam



Depois de polêmicas com dados oferecidos pelos fabricantes, considerados imprecisos, a União Europeia estabeleceu mudanças nos protocolos de medição de emissões


emissoes co2



A maioria dos fabricantes de automóveis reduz as emissões de CO2 a cada ano. Um aspecto vital, por que implica que sua família de modelos polui cada vez menos, ajudando a melhorar a qualidade do ar que respiramos. O objetivo é que até 2020 todos os carros sejam parecidos com os veículos que menos poluem hoje.

"A introdução de modelos mais leves, motores mais eficientes e o aumento das vendas de veículos híbridos e elétricos, são algumas das razões que explicam a melhora nas emissões", comenta Felipe Muñoz, analista automotivo da consultora JATO.

No momento, Peugeot, Citroën e Smart são as marcas que oferecem os carros que menos contaminam. Enquanto as fabricantes de esportivos e de luxo terminam no final da tabela, por serem modelos mais potentes e maiores, contaminam mais. Mas a melhor notícia é que a maioria das marcas mostra uma redução contínua nas emissões.

Valores mais precisos



Emissão e consumo são valores relacionados. O problema é que existem grandes diferenças entre o valor que as fabricantes declaram e o valor que o motorista obtém ao circular, que costuma ser um 40% superior. Para reduzir as discrepâncias, foi estabelecido mudanças que tornarão as provas de homologação do consumo mais exatas: as provas passarão a ser realizadas sob o novo padrão WLTP, deixando para trás o padrão NEDC, utilizado atualmente. O objetivo é facilitar a identificação de veículos que consomem e contaminam menos.

Uma sopa de letras que esconde uma pequena revolução. O NEDC (novo ciclo europeu de condução, em inglês) foi criado em 1992 e ficou obsoleto por sua incapacidade em descrever o consumo real. O novo padrão WLTP (procedimento mundial harmonizado de provas para veículos leves) começará a ser aplicado em setembro de 2017.

As provas continuam sendo feitas em laboratório, mas introduz muitas mudanças para se ajustar melhor ao tipo de condução nas ruas e ganhar mais realismo: o percorrido é mais longo, 23 km em vez de 11, e dura 30 minutos, 10 mais. Ademais, inclui mais mudanças de ritmo e uma velocidade média superior, entre outros detalhes.

O novo ciclo WLTP se completará com as provas RDE (Emissões reais de condução), que darão foco nos modelos diesel e medirão, circulando pela rua, os óxidos de nitrogênio (NOx) que o veículo emite.

Confira as 10 marcas que menos contaminam:

EMISSÕES MÉDIAS DE CO2* (G/KM)

1. Smart: 95,71

2. Peugeot: 101,61

3. Citroën: 103,03

4. Toyota: 103,7

5. DS: 103,86

6. Renault: 104,97

7. Skoda: 111,92

8. Mitsubishi: 112,71

9. Lancia: 113,27

10. Nissan: 114,15

Classificação completa:

11. Seat: 115,08

12. Volkswagen: 115,45

13. Fiat: 116,13

14. Dacia: 116,39

15. Mini: 116,6

16. Alfa Romeo: 116,71

17. Lexus: 117,02

18. Suzuki: 118,61

19. Ford: 119,27

20. Opel: 122,31

21. Volvo: 123,12

22. BMW: 124,74

23. Hyundai: 124,81

24. Audi: 125,61

25. Kia: 125,64

26. Honda: 126,93

27. Mercedes: 127,17

28. Mazda: 127,77

29. Infiniti: 135,13

30. Jaguar: 135,46

31. Abarth: 139,35

32. Jeep: 144,32

33. Ssangyong: 153,32

34. Land Rover: 154,92

35. Subaru: 159,09

36. Porsche: 188,41

37. Maserati: 196,4

38. McLaren: 264,3

39. Ferrari: 270,07

40. Bentley: 283,56

41. Aston Martin: 314,65

42. Lamborghini: 325,78

43. Rolls-Royce: 330,74






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