Tipo de fumaça pode indicar qual o problema do motor



Identificar a cor da fumaça que sai do escapamento pode indicar o que está acontecendo dentro do motor e ajudar na hora de tomar medidas para evitar problemas maiores


fumaça-escapamento



Fumaça branca com motor frio ou quente

Um pouco de fumaça branca não muito espessa, ou seja, que se dispersa rápido, é normal ao ligar o motor, principalmente no inverno. Ao queimar um hidrocarboneto -diesel ou gasolina- se gera vapor de água. Ao desligar o propulsor, o frio do exterior condensa esse vapor e faz com que saia um pouco de água pelo escapamento. Depois que a temperatura do motor aumenta, essa água se evapora e gera uma fumaça branca que não costuma ser muita. Se persistir e a fumaça aumentar, normalmente indica um problema de refrigeração: parte do anticongelante entra no cilindro e se mistura com o combustível. Essa fumaça tem um cheiro peculiar e vem acompanhada de falhas na temperatura; o mais provável é que a junta da colaça esteja queimada e seja necessário substitui-la por uma nova.





Fumaça com cheiro forte e azulada

Se a fumaça do escapamento sai um pouco azulada e solta um cheiro de queimado, o que sucede é que esta entrando óleo na câmera de combustão. Existem quatro possíveis motivos para que isso aconteça:

1. A junta da colaça está em mal estado e o óleo acaba entrando na câmera de combustão.

2. O turbo está gasto e o óleo que lubrifica o seu eixo se cola no circuito de admissão. A fumaça sai principalmente quando se acelera forte.

3. Que os retentores de guia de válvula estejam gastos: a fumaça sai pelo escape quando soltamos o acelerador. Isso acontece por que se gera um vácuo nos cilindros e absorvem o óleo que escorre pelas válvulas.

4. Que o motor esteja gasto (normalmente os pistões). Neste caso, sempre há presença de fumaça, mas principalmente ao acelerar. Isso ocorre por que o óleo lubrificante entra para a câmera de combustão pelo espaço entre a parede do cilindro e pistão.

Fumaça preta ao acelerar

A fumaça preta se deve a uma má combustão do diesel, normalmente por um excesso de carburante (ou falta de oxigênio) ou por uma má pulverização dos injetores. É produzida quando se acelera fundo; se é somente por um instante, pode ser normal, mas se a fumaça negra persiste é quase certo que existe um problema. Na maioria das vezes se deve a um problema na válvula de recirculação dos gases de escape (EGR): ao pisar no acelerador deveria fechar-se para que entrasse somente ar limpo e rico em oxigênio no cilidro, com o objetivo de regular a combustão do excesso de combustível injetado ao acelerar. Se não se fecha, o carburante continuará se misturando com o gás de escape recirculado; ao ter menos oxigênio, o diesel não se queima completamente e por isso sai a fumaça. Se o filtro de ar estiver muito sujo o mesmo problema ocorre, por não permitir a entrada de ar de admissão. Mas se tudo isso está em perfeito estado, o falho pode estar em algum injetor que não pulveriza bem o combustível: se as gotas que injetam no cilindro são muito grandes, não se misturam com o oxigênio da melhor forma e ocasionam uma má combustão.





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