Continental apresenta os primeiros pneus feitos com borracha de dente-de-leão



O Conti EcoPlus HD3, fabricado com taraxagum, foi apresentado na Feira IAA – Hannover de veículos industriais


taraxagum



Continental acaba de apresentar os primeiros pneus para caminhões feitos da inovadora e sustentável borracha de dente-de-leão: os Conti EcoPlus HD3, que foram fabricados no verão de 2016. Esta nova matéria-prima, chamada de taraxagum, recebeu um prêmio de inovação na última edição do Automechanika Frankfurt.

O fabricante já lançou em 2014 o primeiro pneu premium de inverno que incorporava uma banda de rodagem 100% de dente-de-leão. Nesse mesmo ano começaram os planos para a produção do primeiro pneu para veículos comerciais, que necessitava significantemente mais borracha natural (entre 20 e 25 kg) que em um pneu para para compactos (de 1 a 3kg). No final de 2015, ContiTech provou a nova matéria-prima para a tecnologia anti-vibração.

As provas dos pneus para caminhões e nos elementos de vibração feitos de taraxagum "são muito promissores", segundo Continental. Afirmou também que "a alternativa da borracha natural de origem tradicional é perfeita para o setor de veículos comerciais e cumpre com os requisitos mais estritos no exigente campo de transporte de mercadorias".

O cultivo de dente-de-leão tem o potencial de se converter em uma fonte alternativa de matéria-prima, além de respeitar o meio ambiente, ajuda a reduzir a dependência com a borracha natural produzida tradicionalmente.

Ademais, essa planta pode ser cultivada tanto no norte da Europa como na Europa Ocidental, o que faz com que o transporte da matéria-prima até as fábricas da Continental seja mais curta, contribuindo na utilização sustentável dos recursos existentes. Segundo a empresa, a previsão para a utilização em maior escala desse novo material é de 5 a 10 anos.








Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »