Elementos que mais estragam quando o carro fica muito tempo parado



Nem por excesso e nem por defeito. Pensar que por não usar certos componentes do carro estamos alongando sua vida útil é um erro.


emissoes co2

Existem elementos que devem ser revisados a cada determinado período de tempo para que não apresentem problemas no futuro. A seguir listaremos quais os componentes mais propensos a apresentar problemas quando o carro fica muito tempo parado:



Motor: O que mais nos preocupa, por que sem ele, o carro para nada serve. Devemos dar a partida pelo menos duas vezes ao mês e deixa-lo ligado por alguns minutos. Assim evitaremos que os pistões se oxidem, se partam ou grudem, o motor poderia perder vedação e ocasionar vazamentos de óleo.

Freios: A umidade do ambiente não é precisamente um aliado dos freios, pois contribui com a oxidação dos discos e outras peças. Também é importante lembrar de substituir o fluído de freios a cada dois anos.

Pneus e rodas: Se o veículo fica parado por muito tempo, os pneus podem se deformar devido ao peso e as rodas podem ser afetadas. Existem três soluções possíveis: movimenta-lo, mante-lo suspenso com apoios (geralmente tocos de madeira) ou aumentar a calibragem dos pneus.

Ar condicionado: Na hora da verdade um sistema de climatização em boas condições é o único que nos salvará naqueles dias quentes de verão. Para manter o ar condicionado em boas condições é aconselhável que o gás do circuito do sistema se movimente periodicamente para que renda adequadamente e se mantenha lubrificado.

Bateria:Se o carro vai ficar parado por muito tempo, é aconselhável desconectar os cabos, pois é o elemento mais suscetível em estragar. Isso protegerá de uma descarga profunda que pode ser irrecuperável.

Sistema de refrigeração: Neste caso, os motores refrigerados com água são os mais afetados pelo desuso, quando acontece pode provocar a oxidação da bomba de água ou termostato.

Direção: Este elemento precisa de circulação de óleo constantemente, se estiver sempre lubrificada dificilmente ocorrerá problemas de engrenagens ou bomba.

Caixa de câmbio e diferencial: De igual maneira que a direção, o câmbio e diferenciais necessitam estar sempre lubrificados para manter a vedação e evitar que as engrenagens ou sincronizadores se oxidem.






Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »