A falha se localiza nos airbags dianteiros e provoca que se abram com muita força e projetem fragmentos de metal do inflador
Toyota Motor anunciou recall de pelo menos 5,8 milhões de veículos em todo o mundo por problema relacionado com o inflador dos airbags Takata, que levam anos causando recall a milhões de motoristas em todos os continentes.
A revisão afeta 21 modelos, entre os que se encontram várias versões do Corolla, ademais do Auris, Yaris ou o Etios fabricados entre maio de 2000 e novembro de 2001, ou entre abril de 2006 e dezembro de 2014, explicou a montadora.
As unidades fabricadas período já foram chamadas para a revisão, onde foi instalado um novo sistema para inflar os airbags, da mesma forma que os outros veículos inclusos neste recall, durante o segundo período (que vai de abril de 2006 a dezembro de 2014).
A maior parte dos automóveis afetados esta concentrada na Europa (1,47 milhões de unidades), enquanto no Japão e China se venderam 1,16 milhões e 820.000 unidades.
Outras regiões como Oceania, América Latina e Asia estão concentradas quase a metade, 2,35 milhões de unidades involucradas neste último recall, que não inclui os Estados Unidos, onde Toyota já terminou as reparações correspondentes.
O problema está relacionado com o gás propulsor -nitrato de amônia do inflador do airbag, que pode se degradar em condições de altas temperaturas ou alta umidade.
A falha se localiza nos airbags dianteiros e provoca que se abram com muita força e projetem fragmentos de metal do inflador (a caixa metálica que contém os airbags), que podem ferir os ocupantes do veículo, afirmou a empresa.
O defeito dos infladores Takata está relacionada com a morte de pelo menos 15 pessoas em diversos países e levou a substituição de mais de 20 milhões de airbags da empresa japonesa, instalados em veículos de 14 fabricantes distintos.
O maior fabricante de veículos do mundo entrará em contato com os donos de veículos afetados desde o início de novembro e as concessionárias Toyota se encarregam de substituir os componentes dos airbags afetados em um processo que pode dura de 1 a 3 horas.
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