Bosch cria sistema de injeção de água que permite economizar 13% de combustível



Implantada por primeira vez no BMW M4 GTS, a tecnologia de injeção de água da Bosch promete economizar um 13% de combustível


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Um quinto do combustível do tanque do seu carro é utilizado para o arrefecimento, sistema que refrigera e controla a temperatura do motor. Mas para a Bosch, isso é um desperdício e não tem que ser assim. A nova tecnologia vai permitir uma melhor eficácia no processo de combustão dos motores térmicos e a partir de 2019, será implantada em outras marcas e modelos de automóveis.

O BMW M4 GTS, de série limitada, será o primeiro automóvel lançado com o novo sistema de injeção de água, que permite aumentar o nível de potência do motor em 5%. Outro fator que torna essa tecnologia ainda mais eficiente, é a diminuição das emissões de CO2 em 4%.

Em entrevista para a revista Britânica Autocar, Fabiana Piazza, responsável de projetos globais da Bosch, explicou que esta tecnologia tem aplicação ampla em diversas marcas e modelos, desde carros utilitários aos modelos de luxo, enaltecendo que a tecnologia já esta sendo lançada no mercado.


Confira o video sobre o sistema:


Tecnicamente, o sistema de injeção aplica uma fina camada de água destilada em forma de vapor na admissão do motor, antes da combustão, reduzindo a temperatura do motor e a ocorrência de auto-ignição, que por sua vez, melhora a eficiência geral.

A quantidade de água utilizada pelo sistema é mínima e não é necessário muita água armazenada. No caso do M4 GTS, o reservatório é de 5 litros, quantidade que permite percorrer uma distância superior aos 2 mil quilômetros. Mesmo sem água no reservatório, o motor funcionará normalmente, mas com potência e eficiência ligeiramente inferior.







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